São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BP diz ter fechado poço do megavazamento

O governo dos EUA declarou que o poço no Golfo do México, de onde estima-se que vazaram quase 5 milhões de barris de petróleo após uma explosão em abril, foi finalmente selado.
Centenas de quilômetros da costa, do Texas à Flórida, foram afetados pelo desastre ambiental e econômico decorrente do vazamento, que atingiu ecossistemas, pesca e turismo.
As operações finais de fechamento do poço, conduzidas pela empresa petroleira BP (British Petroleum) sob a inspeção do governo, foram concluídas com uma descarga final de cimento e outros materiais. "Podemos anunciar que o Macondo 252 está efetivamente morto", disse o almirante da Guarda Costeira Thad Allen, que supervisiona a reação de Washington ao maior desastre ecológico da história dos EUA.
Grande parte do petróleo que vazou se dispersou, dissolveu, foi queimada ou retirada da superfície marinha. Mas cientistas alertam que o impacto ecológico do desastre só será conhecido ao longo de décadas.
A petroleira iniciou os trabalhos de bombeamento de cimento para o poço na última sexta, no estágio final de fechamento definitivo do duto -de onde já não vazava mais petróleo desde 15 de julho.
Mundo A12


Próximo Texto: Loterias
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.