São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice


Violência deve inflar gastos para Rio-2016

Se não ameaça a realização dos Jogos-2016 na cidade, a onda de violência no Rio de Janeiro deve provocar incremento no plano de segurança para o evento, com aumento de gastos nessa área. Novos episódios mais próximos da Olimpíada tornarão certa essa revisão.
É o que demonstram as experiências de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Nos três casos, episódios de violência, não necessariamente ocorridos nas cidades, aumentaram o aparato de segurança proposto na candidatura.
A cidade chinesa foi escolhida para sediar os Jogos em julho de 2001, dois meses antes do 11 de Setembro. O ataque redobrou a atenção dos chineses.
Londres foi escolhida sede olímpica em 2005, um dia antes de atentado terrorista na cidade que matou 52 pessoas. O atual orçamento está em R$ 2,25 bilhões, cerca de um terço maior do que o inicial.
O orçamento do Rio-2016 para segurança é de R$ 2,5 bilhões. O plano para os Jogos lista projetos dos governos para reduzir o crime, mas dá poucos detalhes sobre o esquema para a competição.
Esporte D1


Próximo Texto: Você viu?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.