São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filiais trazem recorde de remessas do exterior

ÉRICA FRAGA
DE SÃO PAULO

O caixa de empresas brasileiras tem sido reforçado por um fluxo recorde de remessas de dinheiro de suas filiais no exterior para o país, o que vem contribuindo para a manutenção do real valorizado.
A tendência é nova.
Entre janeiro e setembro de 2010, filiais enviaram para o Brasil US$ 15,3 bilhões.
Desde 2009, as subsidiárias de empresas brasileiras no exterior vêm aproveitando para quitar dívidas contraídas no passado com suas matrizes.
Mas as filiais têm ido além de pagar o que devem. Há cerca de três anos, iniciaram um movimento até então incomum no mundo dos negócios globais e vêm fornecendo empréstimos a suas próprias matrizes.
O volume recorde é impulsionado pela diferença entre os juros lá fora e as taxas domésticas, que continuam muito elevadas para os padrões internacionais.
Para analistas, é provável que pelo menos parte dos recursos enviados por filiais para as matrizes brasileiras tenha como destino investimentos no mercado financeiro doméstico. Mercado B1


Próximo Texto: Rápidas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.