São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Lula critica britânicos por ação nas Malvinas

O presidente Lula criticou ontem a posição do Reino Unido, que já está prospectando petróleo nas águas das Malvinas, e a da ONU, por não intervir para defender as pretensões argentinas de soberania sobre as ilhas. Criticou ainda os EUA ao dizer que as potências tornam as Nações Unidas irrelevantes em questões mundiais.
Lula questionou durante seu discurso no fim da Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe, no México, o fato de as ilhas pertencerem ao Reino Unido -algo que remonta à presença britânica estabelecida em 1833.
"Qual é a explicação geográfica, política e econômica de a Inglaterra estar nas Malvinas? Qual é a explicação política de as Nações Unidas já não terem tomado uma decisão dizendo: "Não é possível que a Argentina não seja dona das Malvinas e seja um país que está a 14.000 km de distância das Malvinas'?", questionou. Mundo A12


Texto Anterior: Fora do ar
Próximo Texto: Você viu?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.