São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arizona cria a mais rígida lei contra imigrantes

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

A governadora do Arizona, Jan Brewer, assinou ontem a mais severa lei anti-imigração dos EUA, que torna crime estadual a presença de um imigrante ilegal no Estado e permite à polícia comum checar o status legal de qualquer pessoa sobre quem paire "dúvida razoável".
Centenas de manifestantes contrários à medida cercavam a sede do governo estadual no momento em que a governadora a sancionou.
A principal crítica à lei é a de que, como não existe nenhuma orientação para o que constitui "suspeita razoável", há grande risco de marginalização de latinos -para a governadora, os críticos "estão exagerando" e não haverá perseguição racial por parte da polícia.
Além disso, com a nova lei, todos, inclusive cidadãos americanos, estão forçados a portar o tempo todo documentos que comprovem o direito de permanência. Mundo A14


Texto Anterior: Causa nobre
Próximo Texto: Rápidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.