São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008


Restrições ameaçam voto democrata nos EUA

DE NOVA YORK

Exigências de documentação com foto para votar, dificuldades de registro eleitoral e regras sobre passado criminal vêm restringindo o direito de voto de milhões de potenciais eleitores nos EUA, em ações que poderão influenciar a escolha entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain para a Casa Branca. Segundo analistas, há um claro padrão de problemas que prejudica mais jovens, idosos e minorias, inclusive negros -que tendem a votar em democratas.
"A maioria das tentativas de restringir votos está partindo de republicanos, que temem o efeito nas urnas do grande volume de novos eleitores democratas", afirma Adam Skaggs, advogado e pesquisador do apartidário Centro Brennan para Justiça, da Universidade de Nova York.
Problemas aparecem com freqüência em Estados onde a disputa está acirrada, como Carolina do Norte e Indiana. E já há apreensões sobre uma nova "Flórida" -alusão a problemas de contagem de voto no Estado, em 2000.
Mundo A7


Próximo Texto: Dinheiro na mão...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.