São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro paga à vista no exterior para fugir de IOF

Para fugir da alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), anunciada há dois meses, os brasileiros têm preferido pagar as compras à vista quando viajam ao exterior, deixando de lado o cartão de crédito.
Segundo o BC, entre abril e maio, a participação do cartão de crédito nos gastos no exterior foi de 61% para 55% -o menor percentual desde setembro de 2008. Os turistas estão usando dólares em espécie, entre outras opções de pagamento.
O IOF nas despesas com cartão no exterior subiu de 2,38% para 6,38% no fim de abril. Nas opções que têm sido usadas pelos brasileiros, o imposto é de 0,38%.
Houve mudança na forma de pagamento, mas as despesas continuam em alta. Em maio, os gastos lá fora foram de US$ 1,66 bilhão.
A estimativa do BC é que o gasto de brasileiros no exterior neste ano supere em US$ 15 bilhões o que os turistas estrangeiros gastam no Brasil.
Poder A9


Próximo Texto: Tuitada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.