São Paulo, sexta, 1 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos suturam cirurgia e prescrevem remédio

da Reportagem Local

Um grupo de médicos auxilia o dr. Fritz todas as noites, suturando cirurgias, prescrevendo os medicamentos a quem precisa de receita e analisando resultados de exame. Segundo o CRM, eles estão infringindo o Código de Ética Médica, pois colaboram com alguém que pratica medicina ilegal.
"Faço isso porque admiro o trabalho do dr. Fritz", diz o clínico geral E.R., formado pela USP. "Quem não acredita no que ele faz, que venha ver", ele convida.
O anestesiologista Antonio Dias Souza veio de Brasília para ver. "Não encontrei explicação para a ausência de dor nas cirurgias. Algumas eram tão profundas que levariam à perda de consciência."
Aos médicos, Fritz diz que anestesia ao reduzir a concentração de sódio, potássio e cálcio no local, o que diminuiria os estímulos nervosos. "Mas a medicina não sabe como fazer isso", diz Souza.
Em muitos casos, ele receita novas drogas, uma prática que exigiria atualização constante em farmacologia. "Não leio nada sobre o assunto", afirma o Rubens engenheiro. Os médicos não sabem explicar de onde vêm seus conhecimentos. (AB)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.