São Paulo, domingo, 1 de fevereiro de 1998

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REVISTA
Para especialistas em promoções, ter paciência, ser observadora e experimentar a roupa são requisitos fundamentais para comprar bem
"Ratas de liquidação" caçam boas compras

DEBORAH GIANNINI
da Revista da Folha

Armadas com bom faro e pouco dinheiro, "as ratas de liquidação" saem à caça na temporada de compras e sempre levam um bom "roquefort" para casa. De olho nos detalhes da roupa e sem pressa, elas são capazes de encontrar relíquias em bacias superconcorridas e araras com mil peças.
"Esse conjunto de bijuterias custou R$ 8, mas todo mundo comenta. Quem vai imaginar que paguei esse preço?", diz a contato publicitário Renata Carcasci, 40.
Renata, como ela mesma diz, tem olho clínico para compras. Anda de carro pela cidade sempre atenta a faixas, placas e tudo que tenha as palavras "promoção", "oferta" ou "liquidação".
"Quando vejo um lugar, anoto na hora. Quando preciso, procuro na agenda no dia em que passei lá. Às vezes, não sei o número da loja, então escrevo uma referência e o que tem lá que eu preciso ver", diz. Hoje, ela já conhece os "buracos" certos para cada tipo de compra.
Segundo as especialistas, para fazer uma boa compra de liquidação, três coisas são fundamentais: ter paciência, ser observadora e experimentar a roupa.
"Foi-se o tempo em que eu tinha vergonha de provar a loja inteira e não levar nada", conta a jornalista Elena Cortês, 49. Outro item importante é não ter medo de aglomerações. "Mesmo se está uma aglomeração, entro para olhar."
Antes de levar a peça, vire-a do avesso, confira a costura, o zíper e observe se não há fios puxados e manchas. "Só leve com mancha se você souber tirá-la e se a roupa for muito boa", diz a consultora de marketing Ruthi Dabbad, 39.










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