São Paulo, sábado, 1 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPULAÇÃO
Cidade é a que mais cresce em termos absolutos nos anos 90 e passa Campinas em número de habitantes
Guarulhos já é 2º maior município de SP

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
da Reportagem Local

Guarulhos é a cidade paulista que mais cresceu em termos absolutos nos anos 90. O município da região metropolitana de São Paulo teve um acréscimo de 184.900 pessoas em sua população e tirou de Campinas o título de segundo maior do Estado.
O crescimento de Guarulhos se intensificou nos últimos anos. Na década de 80, a cidade havia crescido 3,6% ao ano. Já era um ritmo alto, se comparado à média estadual, de 2,1%. Entre 1991 e 1996, entretanto, essa diferença ficou ainda mais evidente.
Enquanto o Estado cresceu apenas 1,5% ao ano, Guarulhos viu sua população aumentar à média anual de 4,31%.

Migração
Na prática, isso significa que a cidade tem sido alvo de uma onda migratória nos últimos anos. Descontado o crescimento vegetativo de sua população, Guarulhos deve ter recebido cerca de 100 mil pessoas entre 1991 e 1996.
Na outra ponta dessa migração está a cidade de São Paulo. A capital cresceu apenas 0,34% ao ano nesta década, intensificando uma tendência já registrada nos anos 80: ``exportar'' população.
Na década passada, no balanço de pessoas que entraram e saíram da cidade, São Paulo já havia perdido 755 mil habitantes.
As primeiras estimativas indicam um número semelhante apenas nos últimos cinco anos.

Fatores
Segundo José Marcos Pinto da Cunha, pesquisador do Núcleo de Estudos de População da Unicamp, quatro razões explicam o fato de São Paulo ter ``parado''.
1) A periferização da população: por causa do custo de vida, os moradores pobres da cidade são impelidos para regiões cada vez mais distantes, inclusive nos municípios vizinhos.
2) A desconcentração industrial: a fuga de indústrias para outras cidades em busca de bases com menos impostos e mão-de-obra mais barata.
3) A fuga da classe média para condomínios fechados nas cidades vizinhas.
4) Migração de retorno: nordestinos que voltam a seus Estados.
As duas primeiras causas servem também para explicar o crescimento de Guarulhos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã