São Paulo, segunda, 1 de março de 1999

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Alunos têm autonomia

da enviada especial ao Maranhão

Leia a seguir um resumo das diferenças entre a Escola Ativa e as escolas multisseriadas tradicionais:

FIM DAS SÉRIES - A Escola Ativa só pôde ser implantada no Brasil depois da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que permitiu a organização do ensino fundamental de forma não seriada. A divisão dos conteúdos curriculares em séries é substituída pela divisão em módulos.
² FIM DA REPETÊNCIA - Não há tempo estipulado para os alunos concluírem os 15 módulos que compõem uma série. Cada um avança em seu próprio ritmo, passando para o módulo seguinte assim que dominar o anterior.
² MATERIAL DIDÁTICO - O material didático usado é elaborado especialmente, facilitando o auto-aprendizado. Cada atividade traz regras claras que explicam o que o aluno deve fazer sem ter de consultar o professor.
² TRABALHO EM GRUPO - Em vez de sentar em filas indianas, os alunos são divididos em grupos de acordo com o que sabem. Os alunos mais experientes ou com facilidade para compreender os conteúdos ajudam os colegas.
² PARTICIPAÇÃO DOS PAIS - Os manuais trazem atividades para serem realizadas em casa com a participação da família. São atividades que não exigem que os pais sejam alfabetizados. Os pais também são incentivados a frequentar a escola, ajudando a cultivar a horta e a preparar a merenda. (DF)



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