São Paulo, quinta, 1 de maio de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dependência dita relação

em São José do Rio Preto

Do grupo de 30 mulheres escolhidas como referência para elaboração do Projeto Mulher, nenhuma jamais se preveniu com camisinha ou qualquer outra forma.
Segundo o estudo, todas tiveram dificuldade em negociar sexo seguro, mesmo sabendo que o parceiro tinha Aids. Motivo: medo de serem abandonadas, porque dependiam financeiramente do marido.
Em todos os casos, quando tentaram negociar prevenção, elas despertaram nos parceiros desconfiança de que pudessem estar sendo traídos.
Antes de contraírem o vírus, 70% dessas mulheres trabalhavam, segundo o levantamento. Hoje, pelo preconceito que enfrentam, a maioria é só dona-de-casa.
As 46 mulheres que desenvolveram a doença no ano passado têm idade entre 20 a 49 anos, ou seja, estão na faixa considerada produtiva e sexualmente ativa.
Por isso, além de ensinar as mulheres a se prevenir contra a Aids, o projeto pretende apontar caminhos para torná-las ``independentes''.
Quem precisar será encaminhado para cursos, por exemplo, com direito a creche noturna para os filhos. A coordenadora do projeto acredita que as mulheres tendem a ``aumentar'' o poder de negociação com os parceiros nas relações.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã