São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Paulistano enfrenta chuva de granizo, aeroporto fechado por meia hora e alagamentos
Ontem à tarde, o paulistano enfrentou condições meteorológicas de inverno e de verão juntas: de um lado temperaturas baixas; do outro, chuva forte, ruas alagadas e até granizo.
Os resultados do temporal que atingiu São Paulo por volta das 14h30 -e deixou toda a cidade em estado de atenção (quando há risco de inundações) até por volta das 18h- foram 20 pontos de alagamento; o fechamento do aeroporto de Congonhas (na zona sul) por cerca de meia hora (entre 14h19 e 14h42), em razão de problemas de visibilidade; e chuva de granizo em pelo menos dez locais nas zonas sul e central da capital.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura), o que provocou o "temporal de outono" foram áreas de instabilidade na atmosfera vindas do interior juntas a uma frente fria que se movimenta a partir do litoral.
Ainda que nem a frente fria nem a área de instabilidade estejam estacionadas sobre São Paulo, o tempo nublado, chuvoso e frio deve se manter ao menos até quinta-feira, segundo previsões do CGE e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Embora o granizo esteja comumente associado às chuvas de verão -causadas em geral pelo choque entre o ar muito quente, que sobe da superfície, e o ar gelado das camadas superiores da atmosfera-, ele não é raro em épocas mais frias, segundo o CGE. (DA REPORTAGEM LOCAL)

Texto Anterior: Panorâmica - Acidente: Colisão em rodovia deixa 7 mortos
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.