São Paulo, sexta-feira, 01 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Brasília, delegado quer ser tratado de "Excelência"

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os delegados de polícia não andam satisfeitos por ser chamados de "doutor". Líderes da categoria em Brasília pediram em ofício ao comando da Polícia Civil no Distrito Federal que sejam tratados de "Vossa Excelência".
Segundo o manual de redação da Presidência da República, esse pronome de tratamento deve ser usado com o presidente, governadores, deputados, senadores e juízes. Para delegados de polícia, a forma é "Vossa Senhoria". O orientação é reproduzida no Manual de Comunicação Oficial do governo do Distrito Federal.
"Eles têm um velho problema com juízes e promotores. Não sei se isso não é maneira indireta de querer se igualar. Se juiz é Excelência, eles também querem ser, querem ter o mesmo tratamento", diz o professor Pasquale Cipro Neto.
E a forma "doutor"?
A rigor, explica o Aurélio, deve usada para "aquele que completou o doutorado", "médico" ou "homem erudito". Já o Houaiss admite "o título que, por disposição legal, compete aos juízes e delegados". Nenhum dos dois dicionários registra a forma como pronome de tratamento (é substantivo).
O pedido de "Vossa Excelência" foi feito pelo presidente do Sindicato dos Delegados do DF, Mauro César Lima.


Texto Anterior: Outro lado: Secretaria dos Transportes não comenta
Próximo Texto: Hipotermia: Bebê indígena morre por conta do frio no RS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.