São Paulo, segunda-feira, 01 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A arma é um instrumento de defesa"

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Acostumado com o manuseio de armas de fogo, o economista e caçador Lúcio Flávio Sesti Paz, 55, de Porto Alegre (RS), já viu duas vezes assaltantes fugirem ao abordá-lo. Nas duas oportunidades, ele estava armado e os assustou.
Na primeira vez, em 1979, Paz ia pela estrada com seu material de caça desativado quando encontrou os assaltantes. ""Houve uma troca de tirinhos, e eles foram embora logo. O que teria ocorrido se eu não tivesse meu [revólver] 38?"
Na segunda vez, ele caminhava em uma rua de Porto Alegre, no início dos anos 80, e mostrou o revólver para um homem que o perseguia e fez menção de sacar uma arma. O assaltante em potencial saiu correndo.
""O que querem de nós com esse referendo? Não tenho o direito de me defender?", questiona o caçador, que preside atualmente a Federação Gaúcha de Caça e Tiro.
Paz está empenhado em iniciar um processo de publicidade para defender o direito de as pessoas se armarem. Reclama, porém, da falta de verbas.
"Não temos ninguém por trás para nos ajudar financeiramente. Não sei qual o objetivo ao desarmar a população brasileira. O Estado brasileiro não tem condições de dar educação, saúde, segurança e justiça. Então, quero me armar. Vão fazer do comércio de armas um grande negócio para contrabandistas."
"Não sei de bandido que chegue a uma loja e compre a arma para assaltar. Ele contrabandeia. Como brasileiro, quero ter o direito de me armar", afirmou.
Paz não quis dizer quantas armas tem em casa, por motivos de segurança. ""Tenho armas para caçar. Para defesa pessoal, tenho uma só, um revólver 38. Sempre tive um revólver. A arma não é um instrumento de ataque. Para o cidadão honesto, é um instrumento de defesa", diz.
O economista conta que tem uma propriedade rural. E justifica o uso de armas para proteger seus interesses. "A propriedade fica a 70 quilômetros da cidade mais próxima. O que faço isolado assim e desarmado? Deixo roubarem meus bois e ovelhas e fico trancado em casa olhando?"


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Violência: Policiais são suspeitos da morte de 4 jovens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.