São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na véspera do crime, inglesa disse que tentava se esconder de rapaz, afirma amiga

DA AGÊNCIA FOLHA

Cara Maria Burke veio ao Brasil porque era "apaixonada" pelo país e aceitou o convite de Mohammed Dali Carvalho dos Santos para viajar por ser "muito inocente", segundo uma amiga da jovem que vive em Londres. Ela disse que teme por sua segurança e pediu para não ser identificada.
A amiga disse ter conversado com Cara pela internet na sexta-feira -um dia antes da morte. Na ocasião, a menina se mostrou preocupada. Segundo a amiga, ela afirmou que não queria mais nem a "amizade" de Santos, suspeito de matá-la e de esquartejar o corpo, e que estava se escondendo dele.
Cara também contou, segundo a amiga, que estava sem dinheiro e que precisava voltar para a Inglaterra. Segundo a amiga, a adolescente morava em Goiânia com parentes de um ex-namorado brasileiro que vive em Londres. A Polícia Civil de Goiás diz que ela vivia com o suspeito.
A menina tinha uma tatuagem em homenagem ao ex-namorado brasileiro, identificado como "Wendel".
De acordo com a amiga que vive em Londres, Santos convidou a inglesa para viajar pelo país e pagou as despesas com as passagens. Ela veio pela primeira vez ao Brasil em abril, ficou por três semanas e voltou à Inglaterra. No fim de maio, retornou a Goiás.
Segundo ela, Santos prometeu viajar com ela pelo Nordeste. Na opinião da amiga, o rapaz estava apaixonado pela jovem inglesa. "Mas ela não queria nada com ele", disse a brasileira.
A amiga conta que Cara brigou com a mãe antes de ir ao Brasil. "Simplesmente ela pegou a mala [e foi]. A mãe pediu para ela não ir, falou que iria à polícia para proibir." Para a amiga, a inglesa "decidia as coisas muito rápido".

Apaixonada pelo Brasil
A jovem inglesa tinha vários amigos brasileiros em Londres. Jogava futebol e dizia que queria ter nascido brasileira.
"O sonho dela era conhecer o Brasil", conta. Cara, porém, não falava português com fluência.
A adolescente dizia em sua página no Orkut que o que mais chamava a atenção nela era o amor pelo Brasil.
A estudante aparece vestindo ou mostrando a camisa da seleção brasileira de futebol em 6 das 107 fotos que publicou no site. Outras fotografias eram dedicadas ao Vila Nova, time goiano que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Ela dizia em seu perfil que não podia viver sem o esporte.
A amiga disse acreditar que o crime deve provocar tensão entre britânicos e imigrantes do Brasil em Londres. "Vai gerar uma indignação [contra os brasileiros], vai ficar mais difícil."
(FELIPE BÄCHTOLD)



Texto Anterior: Adolescente inglesa é esquartejada no Brasil
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.