São Paulo, segunda-feira, 01 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HELENA GRECO (1916-2011)

Lutou pelos direitos humanos

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

A capacidade de se indignar diante das injustiças era a característica mais marcante da mineira de Abaeté Helena Greco, segundo a família.
Quando tinha 61 anos, os três filhos foram participar de uma manifestação em Belo Horizonte (MG) contra o regime militar. Em vez de ficar em casa, decidiu ir ver o que estava acontecendo nas ruas, sem avisar ninguém.
Logo que chegou ao local do ato, perguntaram se alguém queria fazer alguma consideração em público. Ela disse que queria. Acabou elaborando um discurso sobre a responsabilidade de sua geração em tempos sombrios.
Os filhos, que estavam dispersos no meio da multidão, estranharam: "Parece a mamãe". E era. Naquele 1977, Helena começou a luta em defesa dos direitos humanos.
Fundou o Movimento Feminino pela Anistia e o Comitê Brasileiro de Anistia em Minas. Também ajudou na criação do PT e foi vereadora.
Formada em farmácia em 1937, ela pouco exerceu a profissão. Logo casou-se com o médico José Bartolomeu Greco, de quem era prima.
A família conta que ela era apaixonada por literatura e cinema e muito espirituosa. Após fazer seus discursos, costumava consultar o marido. "Se você não for presa, está ótimo", ele lhe dizia.
Quando o marido morreu, em 2002, começou a ficar mais quieta e foi se afastando aos poucos da vida política.
Morreu na quarta, aos 95. Pegou uma pneumonia e acabou sofrendo de insuficiência cardíaca. Teve três filhos, três netos e um bisneto. A missa do sétimo dia será amanhã, às 20h, na igreja São José, em Belo Horizonte.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Santo André: PM à paisana mata dois suspeitos de tentativa de assalto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.