São Paulo, sábado, 01 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato diz que PE precisa contratar 490 médicos para recompor quadro da saúde

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Relatório elaborado pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco aponta a necessidade de contratação imediata de 490 médicos para recompor as emergências e os setores de apoio das oito principais unidades de saúde pública do Estado.
O número de contratações equivale a 8,7% do total de profissionais que atuam na rede estadual de saúde (5.600). Segundo o relatório, o Hospital da Restauração é o mais desfalcado em números absolutos. Com 202 médicos na emergência, necessitaria de mais 193.
O documento, elaborado a partir de visitas feitas nos dias 15 e 24 de agosto, revela ainda um quadro de superlotação e falta de equipamentos.
A situação considerada mais crítica está no Procape (Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco), em Recife. Maior emergência cardiológica pública do Nordeste com atendimento direcionado ao SUS (Sistema Único de Saúde), faltavam no local, no dia da visita, até medicamentos básicos e equipamentos de segurança.
Segundo o relatório, pacientes com infarto estavam internados em "cadeiras desconfortáveis". O laboratório de hemodinâmica não funcionava por falta de materiais. Para o sindicato, é preciso contratar mais 54 médicos-o Procape tem 35 profissionais na emergência.
Cópias do relatório foram entregues ao Conselho Regional de Medicina do Estado, ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e ao governo do Estado. A Secretaria Estadual da Saúde disse que está avaliando as informações.

Texto Anterior: Einstein: Centro de simulação será o maior da América Latina
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.