São Paulo, Sexta-feira, 01 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUALIDADE DE VIDA
Presidente comentou pesquisa
FHC diz que vida da população melhorou

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que, "a despeito de tudo o que aconteceu nestes últimos cinco anos, as condições de vida da população melhoraram".
"Há mais geladeiras, há mais freezers, há mais automóveis, há mais casas mas, sobretudo, há mais escolarização", disse o presidente, citando como base a pesquisa da Fundação Seade, publicada pela Folha anteontem.
A pesquisa indicou que, durante a vigência do Plano Real, a parcela dos 10% mais ricos da população teve aumento de 37% na sua renda, enquanto os 10% mais pobres tiveram crescimento de 24% -o que amplia a desigualdade social.
Anteontem, o porta-voz da Presidência, Georges Lamazière, disse que FHC atribuiu essa diferença à capacidade de a população mais rica ter acesso mais direto à educação e à formação profissional.
As declarações de ontem de FHC foram feitas durante a cerimônia de entrega do 15º Prêmio Jovem Cientista, patrocinado pela Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e o CNPq.
O tema do prêmio para o próximo ano será "O controle da infecção hospitalar".

Incentivo
FHC defendeu a continuidade do incentivo às pesquisas. "Ou o Brasil continua nesse caminho e fortalece as instituições ou então não tem como proporcionar à nossa população aquilo que todos almejamos: melhores condições de vida, melhor progresso e melhor condição para poder combater a pobreza."
O presidente afirmou que hoje a comunidade científica "não é mais aquela antiga que se reunia ao redor de duas ou três universidades".
"Não existia um sistema de ciência tão desenvolvido como temos hoje, quando alguns de nós, mais velhos, estudávamos. Somos doutores de outras épocas", afirmou FHC.


Texto Anterior: Decisão não tem fundamento, afirma prefeitura
Próximo Texto: Propaganda suspensa: Parmalat e Nestlé negam acusações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.