São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catarinense pode ter que parar o curso

DA REPORTAGEM LOCAL

A catarinense Cristina Freygang, 25, mudou-se para Porto Alegre (RS) em 2000 para fazer mestrado em genética e conseguiu uma bolsa. Após a conclusão da pós-graduação, ela passou, no primeiro semestre, em terceiro lugar no concurso para bolsa de doutorado do CNPq no Departamento de Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela contava com a bolsa para ficar na cidade.
No entanto ela foi uma das que tiveram sua vaga suspensa pelo CNPq em 17 de setembro, sem aviso prévio. Sua bolsa havia sido alocada para o curso em março, mas desde então ainda não havia um bolsista nessa vaga.
"Estava contando com essa bolsa para me manter aqui", disse Freygang. A carga horária do curso de doutorado -cerca de 40 horas semanais- praticamente a impede de arrumar um emprego.
A musicista Roseli Novak, 38, passou em segundo lugar para a bolsa de mestrado do CNPq no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP). Duas semanas antes de receber a primeira parcela, também teve sua bolsa suspensa. "Estava numa escola dando aula de música e, como não é permitido ter vínculo empregatício quando se tem a bolsa, pedi demissão pouco antes de fazer a prova." Como ela ainda não sabe até quando a bolsa estará suspensa, não pode assinar nenhum contrato de trabalho.
"É injusto que pós-graduandos sejam punidos pelo erro de outros", disse José Menezes Gomes, membro da Associação dos Pós-Graduandos da USP, referindo-se ao fato de o CNPq suspender a substituição das bolsas daqueles que não se titularam no prazo.
Outra preocupação se refere ao prazo que a universidade estipula para que eles se titulem. Com a confusão da suspensão das bolsas, eles praticamente perderam este semestre. Os alunos deverão pedir revisão de prazo.
"Nós estamos estudando caso a caso. Basta que entrem em contato conosco", disse Esper Cavalheiro, presidente do CNPq.


Texto Anterior: Decisão criou confusão em universidades
Próximo Texto: Exame para medicina da Unesp atrai 98,5 candidatos por vaga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.