São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Já foram devastados 6.200 hectares

Incêndio na Chapada ameaça nascente de rio

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O aumento do número de bombeiros e voluntários no combate às chamas ainda não foi suficiente para conter pelo menos 30 focos de incêndio que já devastaram 6.200 hectares (de um total de 152 mil ha) da Chapada Diamantina, na Bahia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação não está fora de controle, e os focos de incêndio estão cercados. Apesar disso, nas últimas 48 horas, o fogo já destruiu uma grande área que fica próxima à nascente do rio Preto. Os técnicos temem que o fogo também possa atingir a nascente do rio Paraguassu, responsável pelo abastecimento de cerca de 50% da água consumida na região metropolitana de Salvador.
No final de semana, 200 voluntários e 30 bombeiros trabalharam com o suporte de dois helicópteros, mas não conseguiram deter as chamas, que atingem principalmente as cidades de Lençóis, Mucugê e Andaraí.
Segundo o Ibama, o incêndio na região é criminoso e teria sido provocado por caçadores, garimpeiros, agricultores, que queimam áreas para utilizá-las como pastagem, e colhedores de sempre-vivas (plantas usadas em ornamentações), que põem fogo para "abrir caminho" nas regiões mais inacessíveis.
Como há dois meses não chove, o calor e o vento facilitam a propagação das chamas.
Até o ano passado, a Chapada contava com um plano de combate a incêndios, mas a estrutura foi desativada por falta de verbas.


Texto Anterior: Antes da hora: Chuva afeta trânsito e derruba árvores
Próximo Texto: Há 50 anos: Proposta da URSS não é aprovada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.