São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Paralelepípedo em ladeira aumenta embate entre skatistas e prefeitura

DA REPORTAGEM LOCAL

A praça que já foi a mais freqüentada por skatistas na cidade de São Paulo tinha apenas seis amigos adeptos do esporte anteontem à tarde.
A ladeira do Alves, no entorno da praça Horácio Sabino (zona oeste), ganhou seis faixas de paralelepípedos, com quatro metros de largura cada uma, em meados deste ano.
A justificativa oficial é minimizar as enchentes, mas os esportistas dizem que, se não fosse apenas para impedir a prática do skate, outras vias também teriam sido alteradas.
Após chiadeira dos skatistas, enxurrada de e-mails e um abaixo-assinado, a prefeitura quase cedeu a um acordo em que os esportistas poderiam usar a área nos finais de semana, em horários determinados.
Logo após a sinalização de acordo, porém, a Associação de Amigos do Jardim das Bandeiras apresentou à Subprefeitura de Pinheiros uma lei municipal e acabou com a esperança da turma do skate.
A lei nº 14.139, de março de 2006, estabelece que "as atividades mencionadas neste artigo deverão ser realizadas em locais apropriados ou autorizados mediante utilização de equipamentos adequados, preservando-se os espaços públicos e naturais e garantindo-se a segurança individual e coletiva". Após ler o trecho, a prefeitura disse ter constatado que o uso dessa via pública é impróprio, pois há circulação de crianças e fluxo de carros.
Para Thiago Lobo, da Secretaria dos Esportes, os skatistas "pagaram o pato" pelo mau uso da praça -várias pessoas usam a área para se drogar.
"Foi uma pena o que fizeram. Vinha gente de todas as regiões para cá", diz o professor de arte e skatista Vinícius Mendes, 22.
Em meio à polêmica, Lobo diz que a ladeira do parque da Independência foi recapeada para beneficiar os skatistas. E que há planos de fazer uma área para skate no modelódromo -local para prática de aeromodelismo- do Ibirapuera.
Para 2008, o maior projeto é a construção de um estádio para esportes radicais no autódromo de Interlagos.


Texto Anterior: Chuva deve aumentar o perigo nas estradas de SP
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.