São Paulo, sexta-feira, 02 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Albergues oferecem quartos para casal

DA SUCURSAL DO RIO

Os albergues podem ser divididos em três tipos: os associados a alguma rede, os independentes e os clandestinos. A única rede de albergues que funciona no Brasil é a Hi Hostel, anteriormente chamada de Albergues da Juventude.
Em qualquer um dos três tipos, a maioria dos quartos é coletiva, hospedando pessoas que não se conhecem. Esses quartos podem ser masculinos, femininos e mistos.
Atualmente, há uma tendência de os albergues oferecerem quartos para casais ou grupos. Os banheiros são coletivos e ficam dentro ou fora do quarto. Todos possuem uma área de uso comum, como cozinha equipada, sala de TV e bar.
De acordo com o regulamento da Hi Hostel Brasil, o não-associado pode ficar hospedado apenas um dia. Se desejar continuar no albergue, deverá se associar. A carteira de alberguista tem validade anual e custa R$ 30 (mais R$ 4 de taxa de remessa).
Na prática, os Albergues da Juventude brasileiros aceitam hóspedes sem carteira, cobrando preços um pouco acima dos pagos pelos associados.
Os albergues independentes não pertencem a nenhuma rede, mas possuem alvará que autoriza o funcionamento.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Governo da Prefeitura do Rio, mesmo sem alvará, alguns albergues são legais. Os clandestinos são os que funcionam com objetivo comercial e possuem mais de três quartos. (FC)


Texto Anterior: Comportamento: Mochileiros "descobrem" o Rio de Janeiro
Próximo Texto: Estradas: Mau tempo antecipa volta para São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.