São Paulo, sábado, 02 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

66,7% dos pais prefeririam filho em escola privada

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As mudanças positivas que a gestão Kassab aponta na rede de ensino não foram sentidas, ao menos por enquanto, pelos pais dos estudantes.
Como parte da Prova São Paulo, foram enviados questionários às famílias dos alunos. Na respostas, 66,7% dos pais dos estudantes da segunda série afirmaram que mudariam seus filhos para escolas particulares se pudessem.
O patamar é semelhante aos pais de alunos das demais séries. Na oitava foram 72%.
Lucéia Azevedo, 37, por exemplo, gostaria que seu filho Ygor, 10, deixasse uma escola no Jardim Primavera (zona sul), onde começa a cursar a quarta série neste ano.
"Mas não tem como, é caro", diz. Ela se preocupa com a segurança do filho e se incomoda com a mistura de alunos de idades muito diferentes em uma mesma sala de aula. "Ele tem só dez anos e já ofereceram drogas para ele. Ainda precisa mudar muito, a escola tá muito fraca."
Contraditoriamente, enquanto boa parte dos pais afirma que mudaria seu filho de escola se pudesse, os colégios são bem avaliados pelas famílias: 82,9% dos pais acham que a escola forma bem os alunos.
Nesse perfil se encaixa Lucineide de Lima, 35, que tem uma filha que entrou na terceira série neste ano. Segundo ela, Camila, 8, vai bem na escola por mérito da professora.
"A professora está acima do nível da escola. Demos sorte, ela é excelente."
Mas, mesmo assim, ela trocaria a filha para a escola particular se pudesse.
Os docentes foram bem avaliados pelos estudantes -84,9% dos alunos da segunda série disseram gostar dos seus professores. Mas os docentes também sofreram críticas: 52,1% dos diretores reclamam da freqüência irregular deles.
(FÁBIO TAKAHASHI E KARIN BLIKSTAD).


Texto Anterior: Excesso de alunos nas salas é um dos maiores problemas, dizem especialistas
Próximo Texto: Saiba mais: Exame é similar ao aplicado pelo governo federal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.