São Paulo, sábado, 02 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carnaval 2008

Favoritas, Vai-Vai, Império e Mocidade desfilam hoje

As três escolas, que carregam um histórico de vitórias em anos passados, se prepararam para apresentações grandiosas

Entre as atrações previstas no segundo dia de desfiles estão uma arena de rodeio, uma orquestra sinfônica e um salão de beleza

"DO AGORA"
DA REPORTAGEM LOCAL

Três pesos-pesados do Carnaval de São Paulo -Vai-Vai, Império de Casa Verde e Mocidade Alegre-, quase sempre favoritos ao título, vão se apresentar nesta segunda noite de desfiles do Grupo Especial.
Pelo que foi visto nos barracões e levando em conta o histórico das agremiações, elas têm tudo para fazer uma apresentação grandiosa e entrar na disputa pelo campeonato.
Com 12 títulos, a Vai-Vai, maior campeã da história do Carnaval, terá seu enredo sobre educação e arte.
O pano de fundo é um projeto musical do Instituto Baccarelli desenvolvido em Heliópolis, a maior favela de São Paulo, na zona sul. O projeto nasceu após um incêndio na favela. Foi então que o maestro Sílvio Baccarelli decidiu oferecer formação musical e artística aos jovens da comunidade.
O desfile da escola terá como atrações uma orquestra sinfônica e um coral. O incêndio será simulado com fogo artificial, segundo a escola.
Um dos destaques da Vai-Vai será o rapper Mano Brown, dos Racionais MCs, que estará em um carro alegórico.
Com a responsabilidade de ter ganho em 2007, a Mocidade Alegre vai passar no Anhembi exaltando São Paulo, falando de sua cultura, gastronomia e hospitalidade, mas sem fazer referência a boa parte de seus problemas, como a violência.
Já a Império de Casa Verde, que após uma ascensão meteórica foi campeã em 2005 e 2006, mudou de estratégia. Em vez de um desfile técnico e sisudo voltado só para a nota dos jurados, a agremiação agora quer que os espectadores brinquem com os componentes no enredo sobre a MPB. Sem tanto luxo, a escola almeja um desfile mais descontraído.
Cada ala vai representar uma música. Um dos destaques será um carro sobre a bossa nova, com esculturas de Vinícius de Moraes e de Tom Jobim rodeados por violões e painéis sobre Ipanema e Copacabana.
Além do poderoso trio, a Camisa Verde e Branco, recém-saída do Grupo de Acesso, será a primeira a pisar na avenida hoje. Ela falará sobre a história do cabelo e terá uma alegoria que flutuará a cinco metros do chão graças a um truque. Outro carro remonta um salão de beleza real. Serão 16 profissionais lavando, secando e pintando as madeixas dos componentes.
Com um enredo sobre a cidade de Jaguariúna, a Pérola Negra vai levar uma arena de rodeio à avenida. Em um dos carros, virão touros mecânicos e uma arena com 120 pessoas.
A Mancha Verde, que saiu do Grupo Esportivo -onde competia sozinha-, homenageia o escritor nordestino Ariano Suassuna, autor do "Auto da Compadecida".
Depois da Mancha Verde, a X-9 Paulistana vai discutir alternativas para um planeta sustentável e dizer não ao aquecimento global.


Texto Anterior: Rio Grande do Sul: Incêndio já consumiu 7.000 hectares de reserva ecológica

Próximo Texto: Polêmica: Belo e Mancha desfilam em clima tenso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.