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300 mil não passam por inspeção veicular, mas só 241 levam multa
Para secretário, número não é pequeno e importante é convencer população
MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL
Blitze feitas pela Prefeitura
de São Paulo no ano passado resultaram em multa para apenas
241 veículos dos cerca de 300
mil que, apesar de obrigados,
não foram submetidos à inspeção ambiental obrigatória.
Essa grande maioria que escapou da multa, no entanto, terá o licenciamento bloqueado e
precisará pagar uma taxa extra
para poder passar pelo procedimento de inspeção neste ano.
Para o secretário municipal
do Verde, Eduardo Jorge, o fato
de apenas 0,08% dos veículos
em situação irregular terem sido flagrados nas 58 blitze feitas
pela prefeitura não preocupa.
"Não é pouco", afirmou o secretário. "[A inspeção] é um esforço de educação ambiental e
não algo que se queira impor de
cima para baixo sem o convencimento [da população]", disse.
A partir de março, porém, a
quantidade de multas por conta da não realização da inspeção deverá subir, já que os radares espalhados pela cidade começarão a identificar os veículos que não passaram pela verificação. A multa é de R$ 550.
Quem está irregular com a
inspeção do ano passado terá
de pagar R$ 44,18 para fazer o
procedimento neste ano, além
da tarifa de R$ 56,44 exigida para a verificação de 2010. Neste
ano, os valores não são reembolsáveis, ao contrário do que
ocorreu no ano passado, quando isso era possível, caso os veículos fossem aprovados.
Segundo a prefeitura, 152 mil
pessoas pediram reembolso em
2009, mas menos da metade
conseguiu receber o montante
até ontem. A retomada das devoluções ocorre em março.
Ontem, foi o primeiro dia da
inspeção deste ano para os veículos com final de placa 1. A vistoria ocorreu em 5.800 veículos, dos quais 4.500 foram
aprovados. Neste ano, o procedimento é obrigatório para
quase toda a frota registrada na
capital -estão isentos apenas
veículos registrados em 2010.
Para agendar a inspeção, é
preciso ir ao site da Controlar,
empresa responsável pelo serviço (www.controlar.com.br), e
escolher dia, horário e local.
Hoje, há 15 centros de inspeção na cidade, mas, segundo o
secretário, outros seis serão
implantados até o final deste
mês -dois no Morumbi, dois
na Vila Medeiros, um na Raposo Tavares e um na Casa Verde.
No ano passado, 1,9 milhão
de veículos tinham de passar
pela verificação -toda a frota
movida a diesel e os carros e
motos fabricados entre 2003 e
2008. Desse total, 300 mil foram reprovados na primeira
inspeção e tiveram de readequar seus veículos para serem
aprovados em segundo turno.
De acordo com Eduardo Jorge, o impacto do programa só
será verificado quando os cerca
de 2 milhões de veículos de outros municípios que vêm diariamente a São Paulo também
passarem a ser controlados. O
projeto de lei que torna a inspeção obrigatória em todo o Estado tramita na Assembleia.
0,08%
é o percentual de veículos que não
passaram pela inspeção ambiental
em 2009 e que foram multados pelas
blitze da prefeitura
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