São Paulo, terça-feira, 02 de fevereiro de 2010

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300 mil não passam por inspeção veicular, mas só 241 levam multa

Para secretário, número não é pequeno e importante é convencer população

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Blitze feitas pela Prefeitura de São Paulo no ano passado resultaram em multa para apenas 241 veículos dos cerca de 300 mil que, apesar de obrigados, não foram submetidos à inspeção ambiental obrigatória.
Essa grande maioria que escapou da multa, no entanto, terá o licenciamento bloqueado e precisará pagar uma taxa extra para poder passar pelo procedimento de inspeção neste ano.
Para o secretário municipal do Verde, Eduardo Jorge, o fato de apenas 0,08% dos veículos em situação irregular terem sido flagrados nas 58 blitze feitas pela prefeitura não preocupa.
"Não é pouco", afirmou o secretário. "[A inspeção] é um esforço de educação ambiental e não algo que se queira impor de cima para baixo sem o convencimento [da população]", disse.
A partir de março, porém, a quantidade de multas por conta da não realização da inspeção deverá subir, já que os radares espalhados pela cidade começarão a identificar os veículos que não passaram pela verificação. A multa é de R$ 550.
Quem está irregular com a inspeção do ano passado terá de pagar R$ 44,18 para fazer o procedimento neste ano, além da tarifa de R$ 56,44 exigida para a verificação de 2010. Neste ano, os valores não são reembolsáveis, ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando isso era possível, caso os veículos fossem aprovados.
Segundo a prefeitura, 152 mil pessoas pediram reembolso em 2009, mas menos da metade conseguiu receber o montante até ontem. A retomada das devoluções ocorre em março.
Ontem, foi o primeiro dia da inspeção deste ano para os veículos com final de placa 1. A vistoria ocorreu em 5.800 veículos, dos quais 4.500 foram aprovados. Neste ano, o procedimento é obrigatório para quase toda a frota registrada na capital -estão isentos apenas veículos registrados em 2010.
Para agendar a inspeção, é preciso ir ao site da Controlar, empresa responsável pelo serviço (www.controlar.com.br), e escolher dia, horário e local.
Hoje, há 15 centros de inspeção na cidade, mas, segundo o secretário, outros seis serão implantados até o final deste mês -dois no Morumbi, dois na Vila Medeiros, um na Raposo Tavares e um na Casa Verde.
No ano passado, 1,9 milhão de veículos tinham de passar pela verificação -toda a frota movida a diesel e os carros e motos fabricados entre 2003 e 2008. Desse total, 300 mil foram reprovados na primeira inspeção e tiveram de readequar seus veículos para serem aprovados em segundo turno.
De acordo com Eduardo Jorge, o impacto do programa só será verificado quando os cerca de 2 milhões de veículos de outros municípios que vêm diariamente a São Paulo também passarem a ser controlados. O projeto de lei que torna a inspeção obrigatória em todo o Estado tramita na Assembleia.

0,08%
é o percentual de veículos que não passaram pela inspeção ambiental em 2009 e que foram multados pelas blitze da prefeitura


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