São Paulo, terça-feira, 02 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após falha em site, regra do Enem vai mudar

Horário de inscrição deixou de ser critério de desempate após Sistema de Seleção Unificado apresentar problemas

Segundo o MEC, a partir de agora, se a nota em todos os outros quesitos for igual, os dois alunos que estiverem empatados serão aprovados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) travar e deixar milhares alunos sem conseguir se inscrever na última sexta-feira, o Ministério da Educação decidiu excluir o horário de inscrição dos critérios de desempate.
O Sisu serve para a seleção de estudantes para instituições de ensino público, principalmente federais. Conseguem as vagas os alunos que obtiveram as maiores notas no Enem.
Os critérios de desempate mantidos são, em ordem: as notas na redação e nas provas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Até ontem, o horário da inscrição era o último critério depois desses.
A partir de agora, se houver igualdade em todos os outros quesitos, os dois alunos empatados serão selecionados.
Segundo o MEC, a exclusão da antecedência para o desempate foi definida devido a problemas na banda larga na região Sudeste no domingo.
No entanto, falhas de acesso ao sistema foram verificadas no seu primeiro dia de funcionamento, na sexta. Nesse dia, o site ficou fora do ar durante mais de três horas. Os problemas já foram resolvidos, diz o MEC.
Dias antes, o ministério havia garantido que o sistema estava preparado para receber a grande quantidade de acessos que era esperada, uma vez que 2,6 milhões de alunos fizeram o Enem. Até as 17h de ontem, o sistema havia registrado 468.981 inscrições. O prazo termina às 23h59 de amanhã.
Ontem, o ministro Fernando Haddad (Educação) minimizou os problemas ocorridos no Sisu e disse que, a partir de sexta, o sistema contabilizou uma média de 160 mil inscrições por dia, enquanto, no ProUni, que usa uma plataforma semelhante, a média é de 80 mil. "O portal de notícias em que você trabalha também já caiu várias vezes", completou, dirigindo-se à reportagem da Folha. Ele disse que não pretende ampliar o prazo de inscrições.

Enem
As falhas verificadas nos primeiros dias do Sisu coroam uma série de tropeços do Enem desde que o Ministério da Educação anunciou que o exame seria modificado para servir de vestibular único para as instituições de ensino federais.
O objetivo da pasta era orientar um novo currículo para o ensino médio e possibilitar uma mobilidade maior dos estudantes no país.
Os problemas, porém, começaram já na convocação para a prova: alunos foram chamados para fazer o exame em locais a dezenas de quilômetros de casa.
Dias antes de a avaliação ser aplicada, veio então a notícia de que ela havia sido vazada. Após a prova, o Inep ainda divulgou gabaritos com erro.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Grandino Rodas define nomes do 1º escalão da USP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.