São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Violência cresce em Diadema, que virou exemplo

DE SÃO PAULO

Em 1999, Diadema teve 102,82 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Em 2008, o índice foi de 21,13.
A queda brutal fez a cidade figurar como um exemplo internacional de combate à criminalidade. Entre as medidas, Diadema adotou a "lei seca", que determina o fechamento de bares às 23h.
Em 2009, a violência caiu ainda mais e atingiu o índice de 14,36 -acima ainda da meta internacional que é de menos de 10 homicídios para cada 100 mil moradores.
Mas, no ano passado, o principal indicador de violência voltou aos níveis de 2008, com índice de 20,98.
O secretário de Defesa Civil de Diadema, Arquimedes Andrade, disse que a meta da cidade é chegar a "um dígito", ou seja, menos de 10 assassinatos por 100 mil.
Mas, para ele, diferente mesmo foi o índice de 2009.
"Qual foi o fenômeno objetivo em 2009, quando houve a maior queda? Nós vamos fazer a investigação dessas causas", afirmou Andrade.
De acordo com o secretário, no primeiro trimestre do ano passado a prefeitura identificou que os índices de violência voltaram ao patamar de 2008 e decidiu intensificar as ações de fiscalização, principalmente da lei seca e dos "pancadões", bailes funk realizados em bares ou mesmo nas ruas.
Entre agosto e dezembro, segundo Andrade, foram fiscalizados 84 pancadões. "Nesse período, caíram todos os tipos de crime, menos o homicídio", afirmou.
Ele disse que a prefeitura fez um levantamento do perfil dos homicídios e identificou que 74% têm relação com o tráfico de drogas. Além disso, no ano passado, 16 dos 81 crimes foram passionais.
Para reverter a situação, o secretário defende a ampliação do efetivo da Polícia Militar (ele não disse qual é o deficit de policiamento), a intensificação das fiscalizações e a elaboração de um novo plano de segurança da cidade -o terceiro desde 2001-, o combate ao crack em parceria com os governos estadual e federal e a erradicação de favelas, meta para 2012.


Texto Anterior: Franco da Rocha é o município mais violento do Estado
Próximo Texto: Capital: PM também vai registrar ocorrências
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.