São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja tenta barrar "Pietá"

da Reportagem Local

A Arquidiocese de São Paulo deverá entrar hoje com um pedido de liminar na Justiça para impedir que uma imagem da Virgem Maria seja levada ao desfile de Carnaval no Anhembi.
Segundo o monsenhor Arnaldo Beltrami, a Igreja Católica ainda espera que a Águia de Ouro desista de colocar a escultura na avenida. Se não houver uma resposta até hoje, a Arquidiocese vai recorrer ao Judiciário.
O presidente da escola de samba paulista, Sidnei Carrioulo, disse que, se depender dele, a imagem estará no desfile.
A alegoria é inspirada na escultura "Pietá", de Michelangelo, e mostra a Virgem Maria segurando no colo um índio no lugar de Jesus, com sinais de crucificação.
"Para o imaginário do povo, Nossa Senhora significa mãe de Deus, enquanto o Carnaval é a promiscuidade", disse Beltrami.
Segundo ele, a Arquidiocese de São Paulo vai recorrer à Justiça baseando-se um um artigo da Constituição que exige respeito aos símbolos religiosos.
O carnavalesco Paulo Führo, da Águia de Ouro, já preparou o que ele considera "uma resposta" para a Igreja Católica, caso uma liminar proíba a escola de levar a imagem para o desfile.
Segundo ele, já foram preparados dois "banners", com frases bíblicas. "Haverá muito mais. Quem sabe a gente não entra pelado, com uma mordaça na boca", disse ele, sugerindo uma das alternativas.



Texto Anterior: Carnaval: Polícia apreende cruz da Unidos da Tijuca
Próximo Texto: Padre Marcelo Rossi seleciona público do Carnaval de Jesus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.