São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA
Associação de negros reclama de comercial contra Aids
Campanha é acusada de ser preconceituosa

da Sucursal de Brasília

A ABNP (Associação Brasileira de Negros Progressistas) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que processe o ministro José Serra (Saúde) por crime de racismo por causa da apresentação de uma mulher negra na nova publicidade oficial sobre prevenção da Aids.
A entidade sustenta que a imagem da mulher negra está sendo ofendida por ela estar exposta no anúncio publicitário da campanha como prostituta ou "vulgar e irresponsável".
A associação é a mesma que distribuiu panfletos em vários pontos de São Paulo acusando a Folha e o Datafolha de racismo.
No anúncio, que começou a ser veiculado na semana passada, a mulher declara que está contaminada pelo vírus HIV e sugere que o parceiro com quem ela fez sexo no Carnaval passado faça o exame sob a afirmação de que pode tê-lo infectado ou ter sido infectada por ele.
"O governo federal recusa-se a colocar na publicidade (oficial) cidadãos negros em campanhas dignas, mantendo-os invisíveis", sustenta a associação.
A ABNP moveu uma representação pedindo que o Supremo inicialmente determine a instauração de inquérito policial e que depois processe e julgue Serra pelo crime de racismo.
A Constituição e a legislação brasileiras estabelecem que o racismo é crime inafiançável e imprescritível (sem prazo máximo para ser julgado).
Para o Ministério da Saúde, a campanha não é racista. O ministério informou ontem que a atriz foi escolhida entre 30 candidatas, grupo que incluía louras, morenas e negras, e que só teria ocorrido racismo se a melhor candidata não pudesse estrelar a campanha pelo fato de ser negra.
A campanha deste ano deixou o tom bem-humorado da adotada no ano passado, quando a atriz Regina Casé fazia trocadilho com marchinhas de Carnaval.
Além do filme na TV, a campanha inclui 300 mil cartazes, 5 milhões de folhetos (em português, inglês e espanhol), 650 outdoors e 20 mil camisetas.


Texto Anterior: Polícia: Grupo armado com fuzis fecha quarteirão para roubar banco
Próximo Texto: Previsão do trânsito: Marginal Tietê será bloqueada amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.