São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turista sueco morre após ser baleado na praia de Pipa

Polícia suspeita que crime no RN aconteceu em tentativa de assalto a pousada

Gert Bjorw Skyitte Sandghn, 59, tomou um tiro no peito e morreu a caminho do hospital na madrugada de ontem

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

Um turista sueco foi morto, na madrugada de ontem, na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul (litoral do Rio Grande do Norte). Segundo a Polícia Civil, a suspeita é que Gert Bjorw Skyitte Sandghn, 59, tenha sido morto em uma tentativa de assalto à pousada onde estava com sua mulher.
Um dos vigias do local disse à polícia que ele e outro funcionário foram rendidos por volta das 2h de ontem por um homem armado que exigiu ser levado até o chalé do gerente, onde, segundo ele, estava o cofre da pousada. Quando disseram que o gerente não estava, o assaltante foi até ao chalé onde o casal sueco estava e bateu na janela, anunciando o assalto.
Ao perceber a ação, a mulher da vítima gritou. De acordo com o relato à polícia, o assaltante fez menção de correr, mas voltou e atirou, acertando o turista no peito. Ainda segundo a polícia, ele fugiu correndo e levou um laptop da recepção.
Sandghn chegou a ser levado para o hospital do município de Tibau do Sul (77 km de Natal), mas morreu no caminho. O corpo foi encaminhado ontem ao IML (Instituto Médico Legal) de Natal.
A 2ª Delegacia de Tibau do Sul, onde o inquérito foi instaurado, não soube informar ontem se o casal morava em outro Estado do Brasil ou se estava em viagem de férias ao país. As informações serão levantadas com a Polícia Federal. A mulher do sueco deverá ser ouvida nos próximos dias. Ela não foi localizada pela Folha ontem.
Um delegado da Polícia Civil da capital foi deslocado para o município para auxiliar nas investigações. Ontem mesmo os dois vigias prestaram depoimento. Eles disseram que não trabalham armados.
De acordo com a descrição dos vigias, o assaltante parecia estar agindo sozinho. Ele não estava encapuzado, mas usou a camisa para cobrir o rosto.
Até o início da noite de ontem, ninguém havia sido preso. Segundo a polícia, existe a possibilidade de outras pessoas estarem envolvidas no assalto.
A reportagem não conseguiu falar com o Consulado da Suécia em Recife (PE) nem com a embaixada, em Brasília.
Segundo informações da polícia em Tibau do Sul, têm sido frequentes os assaltos a pousadas na região. Há também muitos relatos de clonagem de cartões de créditos. Assassinatos, diz a polícia, são raros.
A praia de Pipa é um destinos mais procurados do Rio Grande do Norte e recebe muitos turistas escandinavos.


Colaborou a Folha Online



Texto Anterior: Pernambuco: Menina de 9 anos deve abortar
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Polícia encontra dois corpos carbonizados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.