São Paulo, segunda, 2 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW DAS CAMPEÃS
Escola questionou 5º lugar
Viradouro faz desfile de protesto

CRISTINA RIGITANO
do "Notícias Populares"

Com um desfile de protesto, a Viradouro entusiasmou o público que assistiu o desfile das escolas de samba campeãs de 98, no Sambódromo do Rio, sábado à noite.
À frente da escola, uma faixa dizendo "Por quê?" questionava o quinto lugar dado à Viradouro, apontada como favorita ao título, que acabou ficando com a Mangueira e Beija-Flor, na decisão dos jurados.
O mais indignado com a perda do bicampeonato era o presidente de honra da escola, o banqueiro do jogo do bicho José Carlos Monassa. "Foi uma vergonha", disse ele, que culpou a Liesa (Liga das Escolas de Samba) pela derrota.
"Como pode a Viradouro tirar 8, 8,5 e 9 em samba enredo, se foi o samba mais cantado? Disseram que o samba foi plágio do samba do Teleporto, que a Estácio fez em 96. O compositor da Viradouro, o Gustavo, fez o samba do Teleporto. Ele ia plagiar a si mesmo?"
Depois de reclamar, Monassa acabou admitindo que o corpo de jurados passa por aprovação de todas as escolas, inclusive da Viradouro. O carnavalesco Joãosinho Trinta também estava inconformado. "Foi injustiça."
Durante o desfile, o público gritou: "Bicampeã". Joãosinho Trinta chorou e foi ovacionado. O cineasta Cacá Diegues, que registrou o desfile da Viradouro para a refilmagem que fará de "Orfeu da Conceição", do francês Marcel Camus, criticou a derrota. "Pelo menos no filme a Viradouro é a grande campeã."
Última escola a desfilar, a Mangueira também levantou a platéia. A emoção ficou por conta da presença do compositor Chico Buarque, tema do enredo da verde-e-rosa. Como no desfile de segunda-feira, à entrada da escola, Chico cantou um verso de uma de suas músicas em homenagem à Mangueira. A escolhida desta vez foi "Estação Derradeira".
Em seguida, os sambistas Jamelão, Beth Carvalho e Alcione puxaram o samba "Exaltação à Mangueira". Chico mandou beijos e acenou à platéia. Enquanto cumprimentava integrantes da velha guarda que o acompanharam no carro alegórico, Chico tropeçou em um degrau e quase caiu. Na Apoteose, a pista foi invadida, e a escola não pôde fazer o desfile de volta, como estava programado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.