São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Postos fazem exames grátis na quinta; em SP, atendimento vai de hoje até o dia 7
Campanha mede pressão arterial

da Reportagem Local

Campanhas de prevenção e informação sobre a hipertensão arterial serão realizadas na maioria dos serviços médicos nesta semana. A próxima quinta-feira é o dia de combate à hipertensão, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde.
Em São Paulo, começa hoje e vai até o dia 7 a 1ª Semana de Combate à Hipertensão Arterial, promovida pela disciplina de Cardiopatia Hipertensiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Uma equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e nutricionistas vai medir de graça a pressão e orientar as pessoas sobre os riscos da doença e melhores formas de combate. Os interessados devem procurar a rua Leandro Dupret, 317, na Vila Clementino (sudoeste de São Paulo).
Durante toda a quinta-feira, o atendimento acontecerá nos 15 mil postos de saúde espalhados pelo país. A campanha é coordenada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com a participação das sociedades de nefrologia e hipertensão e a Associação de Pacientes Hipertensos. Tem o apoio do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais da Saúde.
"Trata-se de uma doença que mata, embora não apresente sintomas no seu início", diz Ari Timmerman, presidente da SBC e do Funcor, Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia.
Estima-se que entre 15% e 20% das pessoas acima de 18 anos sofram de pressão arterial elevada. Entre aquelas com mais de 60 anos, metade é atingida pela doença. As campanhas de informação e prevenção marcadas para esta semana são indicadas a todas as pessoas adultas.



Texto Anterior: Unesco quer financiar país pobre
Próximo Texto: Teen: Shopping cria área para adolescentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.