São Paulo, domingo, 02 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Sugerido novo controle do diabetes

JULIO ABRAMCZYK
O IEB-UFSC (Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina) informa que desenvolveu um novo sistema para monitorar a taxa de açúcar em pessoas diabéticas.
Trata-se do Gluco-Iris, um método que permite aos diabéticos verificar o nível da glicemia através da imagem da íris (a parte colorida dos olhos).
O sistema, desenvolvido por uma parceria entre o Laboratório de Metrologia e Automatização e o IEB-UFSC, é mais econômico que o método tradicional de medição do açúcar e não causa desconforto ao paciente, segundo os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina.

Instituto
O IEB-UFSC iniciou suas atividades há mais de 20 anos e o trabalho desenvolvido na área da engenharia biomédica contribuiu até o momento com 106 teses de mestrado e 25 de doutorado.
Algumas dessas pesquisas resultaram em protótipos e equipamentos para a área da saúde.
Recentemente foi lançada a pedra fundamental do novo edifício do instituto, onde será implantada uma incubadora tecnológica da área da engenharia biomédica.
Nessas novas instalações deverá ser criada uma infra-estrutura para o desenvolvimento comercial de produtos e serviços médico-hospitalares desenvolvidos na universidade.


E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Check-up deve começar a partir dos 60, diz médica
Próximo Texto: Poliomielite: Vacina Salk faz 50 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.