São Paulo, sábado, 2 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Responsável pela V. Mariana coloca telefone da prefeitura em anúncio de seu haras e trata de negócio no gabinete
Administrador usa regional para vender feno

MAURÍCIO RUDNER HUERTAS
da Reportagem Local

O administrador regional da Vila Mariana (zona sudoeste de SP), José Carlos Garcia, nomeado no ano passado pelo prefeito Celso Pitta por indicação do vereador Bruno Feder (PPB), usa o telefone público de seu gabinete para fazer negócios pessoais.
Em anúncio que vem sendo publicado no suplemento agrícola do jornal "O Estado de S.Paulo", o haras Modelo, de Garcia, divulga a "promoção de mudas e feno Coast Cross e Transvalla".
Pelo telefone 575-3949 -número direto do gabinete do administrador regional-, são vendidos mudas e fardos de 10 quilos de feno para a alimentação de animais por R$ 1 (do tipo Transvalla) ou R$ 1,50 (Coast Cross).
O anúncio recomenda que os interessados em "mudas e feno com 13% de proteína da melhor terra de São Paulo (Tatuí)" procurem por José Carlos ou Zico.
Além do telefone da regional, há no anúncio o número do celular de José Carlos Garcia (971-4291) e mais dois telefones do haras Modelo, em Tatuí (interior de SP).
A Folha ligou para o número da regional durante a semana e pediu informações sobre o feno. A atendente, que se identificou como secretária do gabinete do administrador, confirmou os dados do anúncio e pediu que o repórter ligasse para o haras.
Sabendo que o administrador estava em seu gabinete, a reportagem tentou o número do celular de Garcia. Durante o seu expediente na regional, o administrador atendeu o repórter, que demonstrava interesse em adquirir o feno, e iniciou a negociação.
Na conversa, Garcia afirmou ter visto o anúncio publicado com o telefone da regional. Depois, quando informado que era uma reportagem a ser publicada, disse que não sabia que o telefone da regional estava no anúncio e que isso devia ter ocorrido por erro de quem produziu o anúncio.
Garcia pode ser punido por crime de improbidade administrativa, por fazer uso de um bem público para favorecimentos pessoais.

Indicação

Garcia foi indicado ao cargo pelo vereador Bruno Feder, um dos governistas mais ligados ao prefeito Celso Pitta. Ele também integra o chamado "grupo dos seis" (ao lado de Nelo Rodolfo, Hanna Garib, Brasil Vita, Zé Índio e Miguel Colasuonno), a quem os outros vereadores atribuem o controle da maioria dos cargos no município.
Em 26 de fevereiro, em meio à série de inspeções que Celso Pitta iniciou nas administrações regionais e que culminou com a demissão de cinco administradores, José Carlos Garcia foi poupado -apesar de ter merecido um "puxão de orelha" do prefeito pelas más condições do bairro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.