São Paulo, sexta-feira, 02 de setembro de 2005

Texto Anterior | Índice

EFEITO DO TEMPO

Parque das Esculturas passará por manutenção

Recife reformará espaço artístico com obras de Francisco Brennand

Marcos Michael/JC Imagem
O artista pernambucano Francisco Brennand visita o Parque das Esculturas, que passará por reforma


FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O Parque das Esculturas, espaço criado sobre um arrecife que abriga cerca de 90 obras do artista plástico Francisco Brennand, no marco zero de Recife (PE), vai passar por uma manutenção em sua estrutura.
A partir de segunda, a prefeitura vai iniciar a recomposição do piso, a recolocação de peças de cerâmica das paredes e a recuperação da base da Torre de Cristal, principal obra do parque, com aproximadamente 30 metros de altura.
Segundo o chefe do departamento de engenharia e projetos da Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana), Fernando Melo, o trabalho, que inclui ainda a fixação de uma proteção de madeira e cordas e pinturas, termina em 15 dias.
O custo previsto do investimento, afirmou Melo, é de cerca de R$ 3.000. "Não vamos ter de mexer nas obras de arte, que ainda não necessitam de recuperação", disse. De acordo com ele, apenas uma peça pequena de cerâmica, que está solta, terá de ser fixada em seu lugar de origem.

O artista e a obra
Brennand esteve anteontem no parque durante o anúncio das obras. Ele disse que foi ao local apenas para olhar o que fez. O artista considerou normal o desgaste das peças provocado pela maresia, mas não viu nenhum grande reparo a ser feito.
Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, 78, nasceu em Recife e começou a estudar pintura após abandonar o curso de direito. Em 1947 e 1948, conquistou seu primeiro prêmio no então concorrido Salão de Pintura do Museu do Estado de Pernambuco.
O artista esteve em vários países da Europa, onde aperfeiçoou suas técnicas. De volta ao Brasil, montou uma oficina em uma antiga fábrica de tijolos da família, na capital pernambucana. No local, guarda grande parte de suas obras. Em 1993, Brennand recebeu da OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington, nos Estados Unidos, o prêmio Interamericano de Cultura Gabriela Mistral.


Texto Anterior: Defesa vazada: Caixa é roubado na sede do Vasco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.