São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Atletas devem procurar especialistas antes de iniciar prática", dizem médicos

DA REPORTAGEM LOCAL

A morte do jogador espanhol Antonio Puerta na última semana, em decorrência da parada cardíaca que sofreu durante uma partida, reascende o alerta dos médicos para a importância de se consultar um especialista antes de iniciar uma prática esportiva, como o futebol.
Segundo Serafim Borges, que é delegado da Sociedade Brasileira de Cardiologia, tomar esse cuidado pode garantir que alguém com problemas genéticos no sistema cardiovascular, como o jogador Puerta, pratique uma atividade arriscada.
Ele chama a atenção principalmente para os atletas de fim de semana. "Nos exercícios ocasionais o organismo fica desprotegido, há alta estimulação e concentração de adrenalina, o que pode causar uma arritmia e uma parada cardíaca."
Os riscos relativos ao coração não são os únicos. O ortopedista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Sérgio Nicoletti diz que os prontos-socorros são bastante freqüentados por gente que se machuca jogando futebol.
Segundo ele, quem não pratica exercícios com um mínimo de regularidade está mais propenso a contusões e estiramento, já que os músculos estão despreparados. Algumas dicas para evitar esses problemas são: meia hora de caminhada diária, evitar divididas e fazer alongamento e aquecimento.


Texto Anterior: Passei por isso: "Jogar me ajudou a perder 2 kg", diz representante de vendas
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.