São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dificuldade de locomoção esconde deficientes

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos 200 mil pessoas precisam de cadeiras de rodas para se locomover só na cidade de São Paulo. A estimativa, considerada modesta, é da Organização Mundial da Saúde. Se elas não são vistas ou percebidas, é porque não têm cadeiras para se locomover, não contam com conduções públicas para transportá-las de um lugar a outro ou vivem tão deprimidas que preferem esconder-se nas suas casas.
O preconceito que pesa sobre o deficiente físico começou a diminuir quando os filhos da classe média e alta passaram a encabeçar a lista das vítimas de acidentes de carro. Fabiano Puhlmann estima que a cada feriado prolongado pelo menos 20 jovens se transformem em deficientes, vítimas de batidas no trânsito, mergulhos em piscina e açudes, além dos feridos por balas.
Foi essa legião de novas vítimas que passou a exigir, nos EUA, direito a equipamentos adequados e condições especiais de acesso em lugares públicos.
No Brasil, o movimento cresceu depressa e conquistou uma série de mudanças nas leis que regulam ocupações urbanas. A desinformação e o preconceito, no entanto, continuam sendo as principais barreiras, diz Puhlmann. Ele cita o caso dos profissionais que estão em contato com os deficientes, de médicos, psicólogos a cuidadores. São tão inseguros, assustados e mal pagos que, na maioria das vezes, angustiam ainda mais o deficiente e as famílias. "Em geral, os profissionais contratados para cuidar da pessoa, em lugar de apontar para uma direção de qualidade de vida, indicam na direção contrária."
Dez anos atrás, Puhlmann e um amigo estiveram numa feira mundial na Alemanha em busca de acessórios. O psicólogo trouxe uma bicicleta adaptada a uma cadeira de rodas que, "pedalada" com as mãos, transformava-se num veloz e confortável triciclo. Um mecânico de São Paulo copiou o modelo e está desenvolvendo triciclos movidos a pés e mãos. Em breve os parques estarão cheios deles.


Texto Anterior: Novas técnicas garantem prazer sexual
Próximo Texto: Violência: Quatro pessoas morrem em nova chacina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.