São Paulo, quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Constituído por 30 entidades, órgão deve auxiliar Estados e municípios durante preparação para a época de chuvas

Ministério instala comitê contra a dengue

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O Ministério da Saúde instalou ontem o Comitê Nacional de Mobilização Social contra a dengue, do qual fazem parte 30 entidades, com o objetivo de organizar a execução do dia D contra a doença, em 23 de novembro.
O comitê vai acompanhar e avaliar a atuação de Estados e municípios na preparação para a época de chuvas, em dezembro, quando explode o número de casos.
O comitê estava previsto no Plano Nacional de Combate à Dengue, lançado pelo ministério em julho deste ano. A estratégia do governo é tentar antecipar a mobilização da sociedade para prevenir a doença. Neste ano, em vez de começar em setembro, a programação teve início há três meses e a verba destinada para o assunto cresceu 35,2% -de R$ 765 milhões para R$ 1,03 bilhão.
A meta da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) é diminuir à metade o número de casos, em comparação com as 673 mil notificações ocorridas no país de janeiro a abril deste ano.
Durante a primeira quinzena de outubro, o governo espera contratar mais 10 mil agentes em todo o país. No total, serão 224 mil pessoas contra o Aedes aegypti -sendo 166 mil agentes comunitários de saúde já trabalhando.

Benedita e Garotinho
O ministro Barjas Negri elogiou a equipe de saúde da governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), e criticou a gestão de Anthony Garotinho (PSB), que renunciou para candidatar-se à Presidência.
"Se o governo do Estado do Rio de Janeiro não tivesse sido omisso, tivesse feito os trabalhos de mobilização e planejamento e a aplicação adequada dos recursos, aquela situação poderia ser evitada ou pelo menos reduzida."
A "situação" citada foi a ocorrência de 260 mil casos Rio nos primeiros quatro meses do ano.
No Estado de São Paulo, a Vigilância Epidemiológica de Aparecida está intensificando as atividades de prevenção à dengue para evitar focos nas comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 12.
De acordo com a coordenadora do Programa de Prevenção à Dengue, América Aparecida Tannus Dias, é impossível fiscalizar todos os veículos que chegam a Aparecida, por isso, estão intensificando as ações com moradores.
Os grupos estão trabalhando desde agosto e estenderam o programa de orientação às escolas da cidade para ampliar o controle das áreas neste mês, quando a cidade recebe mais romeiros.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Interior de SP: Adolescente é atacado por cachorro pit bull
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.