São Paulo, terça-feira, 02 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Total de homicídios cresce em 5 regiões do interior

DE SÃO PAULO

Na contramão das demais regiões do Estado, cinco áreas do interior tiveram aumento de homicídios culposos entre julho e setembro.
A polícia diz que ainda não é possível explicar esse aumento em cidades que, em muitos casos, concentram o dinheiro do agronegócio.
Houve crescimento de homicídios dolosos em 5 das 11 regiões do Estado: Bauru (104%), Presidente Prudente (20%), São José do Rio Preto (18%), Ribeirão Preto (9%) e Piracicaba (8%).
Ontem, o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Camilo, disse ainda não ter um diagnóstico sobre esses números. Afirma, porém, que será realizada uma reunião com os oficiais dessas regiões para analisar os dados.
O coronel disse ainda que, se for necessário, serão desencadeadas operações "Saturação" nessas regiões, que já ocorreram em outros locais, como em Jundiaí, na Baixada Santista e na capital.
Nesse tipo de operação, a PM desloca um grande número de policiais, que ocupam determinada região até "normalizar" a situação.
Nessas cidades do interior, o comandante-geral disse que poderá utilizar, inclusive, homens da Rota (Ronda Ostensivas Tobias de Aguiar), unidade de elite da PM paulista, como reforço ao policiamento local.
Para o delegado-geral Domingos Paulo Neto, o crescimento do homicídio nessas áreas não preocupa porque, em termos absolutos, não são representativos.
"De modo geral, os números foram bons", disse.
Já o litoral paulista, que havia apresentado uma explosão no número de homicídios, conseguiu reduzir os índices de violência.
Após uma ação especial da PM, com a "Operação Saturação", a região de Santos registrou o maior índice de queda para homicídios dolosos, com 59%.
Além do litoral sul, também houve queda nas regiões de Sorocaba (25%), São José dos Campos (13%) -essa área inclui parte do litoral norte- e Campinas (9%).
Na Grande São Paulo, também houve redução representativa (31%), bem acima da capital (3,2%). (RP)


Texto Anterior: Crime recua no Estado pelo 2º trimestre
Próximo Texto: Filha é suspeita de matar pais, diz polícia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.