São Paulo, quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obra para ampliar clube de alunos da USP é vetada

Conpresp nega autorização a projeto que inclui centro comercial no local

Ampliação do Clube das Arcadas, dos estudantes de direito, no Ibirapuera, sofre a oposição do reitor

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

O projeto dos alunos da Faculdade de Direito da USP para ampliar as instalações do Clube das Arcadas, bem em frente ao parque Ibirapuera, foi recusado ontem pelo Conpresp (órgão do patrimônio histórico municipal). Agora, os alunos devem apresentar um novo projeto.
No clube, o Centro Acadêmico 11 de Agosto quer construir, além de um ginásio de esportes, piscina olímpica, centro comercial, academia, teatro e estacionamento com cerca de 900 vagas.
O estacionamento, pago, poderá ser usado por quem for ao parque e ao futuro MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea), a ser transferido para o antigo prédio do Detran, ao lado do local.
Para usar o clube, os alunos e ex-alunos pagarão taxa de manutenção. Funcionários da universidade também serão convidados a frequentá-lo.

POLÊMICA
O não do Conpresp foi mais um capítulo da polêmica que opõe o reitor da universidade, João Grandino Rodas, aos alunos de direito. Em setembro, Rodas veio a público, em artigo publicado na Folha, se declarar contrário ao "gigantismo e ao viés comercial que o projeto vizinho [ao MAC] tomou".
Depois dessa e de outras divergências com o reitor, a Faculdade de Direito declarou Rodas "persona non grata" na instituição. De acordo com o Conpresp, atividades de uso comercial vão contra os termos da doação do terreno, "vinculada à construção de uma praça de esporte", segundo o órgão.
Por esse motivo, de acordo com o Conpresp, "a solicitação de instalação de academia com lojas foi indeferida". A doação da área foi feita em 1955, pelo então governador Jânio Quadros, ex-aluno da faculdade (1917-1992). A aprovação do Conpresp ao projeto era necessária porque o clube fica próximo a edifícios em processo de tombamento, como o Instituto Biológico e o futuro MAC-USP.

ASSOCIAÇÕES
O Clube das Arcadas reúne três associações, que serão responsáveis pela administração do local: o Centro Acadêmico 11 de Agosto, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e a Associação Atlética Acadêmica 11 de Agosto. No ano passado, o clube obteve apoio do Ministério do Esporte, por meio de lei de incentivo, para captar R$ 13,8 milhões com a iniciativa privada. A contribuição poderá ser abatida em até 1% do imposto das empresas e 6% de pessoas físicas.


Próximo Texto: Projeto de clube vai mudar, dizem alunos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.