São Paulo, quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Finados tem pula-pula e sorteio de panela

Cemitérios em SP e no Rio adotam programação para tornar data menos triste; exibições de música ganham espaço

Cemitérios em Higienópolis e na av. Dr. Arnaldo distribuirão ecobags; no Rio, haverá apresentação circense

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS
ANTÔNIO GOIS
LUIZA SOUTO

DO RIO

Brinquedos para crianças, sorteio de brindes, música e apresentação de balé e circo são algumas das atrações dos cemitérios hoje no Dia de Finados. A ideia é entreter o público para tornar a data mais agradável e menos triste.
No Parque Hortolândia, em Campinas, as crianças terão pula-pula, cama elástica e oficina de pipas. Para os adultos, chuva de pétalas de rosa e exame de pressão arterial.
O Primaveras, em Guarulhos (Grande SP), terá sorteios de panelas e cafeteiras. À tarde, bailarinas se exibem presas às cordas de um balão, no espetáculo "Mulheres do Sol".
Para as crianças, psicólogas contarão histórias para ensiná-las a trabalhar com o luto. São esperadas cerca de 50 mil pessoas. Em SP, o Gethsêmani, no Morumbi (zona oeste) terá violinistas pela primeira vez.
Cinco cemitérios na capital e na Grande SP darão ecobags de garrafas PET, entre eles o Redentor, na Dr. Arnaldo, e o dos Protestantes, em Higienópolis, região central.
Nos 22 cemitérios municipais de SP, a programação é a convencional, com missas. No Rio, o ator Marcos Frota e a sua trupe circense estarão no Jardim da Saudade de Paciência, na zona oeste. "Preparamos uma mensagem poética, com reflexão espiritual sobre a morte, sem aquela algazarra normal do circo."
Malabaristas e equilibristas representarão o renascimento de um índio palhaço.

NOVO SIGNIFICADO
Para Clemir Fernandes, pesquisador do Instituto de Estudos da Religião, o Dia de Finados tem ganhado novos significados por causa da disputa no campo religioso entre movimentos da Renovação Carismática, católica, e protestantes, que encaram a morte como algo positivo.
"É uma outra maneira menos chorosa de falar da morte e mais coerente com a sociedade do prazer e do espetáculo", afirma.


Texto Anterior: Hospital público não tem remédio para câncer
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.