São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UBATUBA

Ciclista que cometer infração terá sua bicicleta apreendida

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPO

A Prefeitura de Ubatuba (litoral norte de São Paulo) vai apreender bicicletas de ciclistas que cometerem infrações de trânsito, como avançar o sinal vermelho ou trafegar na calçada. A medida entrou em vigor ontem e moradores e turistas estão sujeitos a punições.
A fiscalização dos ciclistas ficará por conta da Guarda Municipal. Para reaver uma bicicleta, será preciso pagar R$ 5. A pessoa deverá apresentar documento -como nota fiscal- que comprove a posse da bicicleta.
A lei municipal vale também para crianças. Ao retirar a bicicleta, elas deverão estar acompanhadas pelos pais ou por responsáveis. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirmou que a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba é legal.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Andrade dos Santos, o primeiro alvo da fiscalização será a ciclovia de 3 km localizada no centro da cidade. Também estarão sujeitos a punições ciclistas que desrespeitarem leis de trânsito nos calçadões e calçadas da cidade. O trânsito de bicicletas nas praias está liberado.
"Essa medida visa garantir a segurança de motoristas e ciclistas. É necessária em uma cidade como Ubatuba, onde circulam mais de 70 mil bicicletas", disse Santos.
Segundo o secretário, houve redução de 70% nos acidentes com ciclistas em Ubatuba nos últimos quatro meses -eram quatro por dia.


Texto Anterior: Parque no Piauí cria passagens especiais
Próximo Texto: Transporte: Procuradoria aciona a União por queda de ponte na BR-116
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.