São Paulo, sexta-feira, 03 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADOLESCENTE INFRATOR

Promotor de Justiça de São Paulo deve assumir cargo

Presidente da Febem é demitida

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, 33, demitiu ontem a presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), Maria Luiza Granado. O promotor de Justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, 41, deve assumir o cargo.
Chalita confirmou ontem a saída de Maria Luiza, mas não informou o nome do novo presidente. A Folha apurou, no entanto, que Costa já foi convidado. Sua participação no governo só depende de permissão da Procuradoria Geral de Justiça, que autoriza os pedidos de afastamento para ocupar cargos políticos.
Maria Luiza estava na função havia um ano e enfrentava resistência de entidades do menor e da Promotoria da Infância e da Juventude. Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), João José Sady, a diretoria da Febem não dialogava com as entidades e impedia o livre acesso às unidades.
Maria Luiza foi indicada por Saulo de Castro Abreu Filho, que deixou a Febem para assumir a Secretaria da Segurança Pública. A ex-presidente deve ocupar um cargo na Secretaria da Educação, pasta que assumiu o controle da Febem no novo governo.
Assessores de Maria Luiza informaram que ela deixa a presidência "com a certeza do dever cumprido". A descentralização da Febem seria sua principal contribuição. Chalita disse ontem que a Febem viverá uma nova fase, a do diálogo com a sociedade. Não admitiu, porém, que a saída de Maria Luiza estivesse relacionada à falta de diálogo com entidades.
A Folha apurou que a indicação de Costa tem a interferência do secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, ex-promotor. Moraes negou a indicação e afirmou que a definição é do secretário da Educação.
Costa confirmou à reportagem que foi sondado por Chalita para ocupar o cargo, mas que a decisão dependia da secretaria e do Conselho Superior do Ministério Público. "Foi uma sondagem, mas não recebi uma confirmação."
A assessoria da Secretaria da Educação informou que um promotor foi convidado e aceitou o cargo, mas disse que não podia confirmar a indicação de Costa.
Costa é promotor titular do Tribunal do Júri de Santo Amaro (zona sul). Atualmente está designado para a 5ª Procuradoria de Justiça, que atua no 1º e no 2º Tribunal de Alçada Civil. (GILMAR PENTEADO E BRUNO LIMA)


Texto Anterior: Vestibular: Unicamp divulga notas da primeira fase
Próximo Texto: Panorâmica - Clima: Chuvas derrubam árvores e causam alagamentos, mas impacto no trânsito é pequeno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.