São Paulo, sábado, 03 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilhas são difíceis, e é preciso ter cuidado com escorregões, mosquitos e cobras

Cachoeiras e rios tiram excesso de sal da praia



Turista toma banho em lago formado pela cachoeira Pedra Lisa, em Boiçucanga (São Sebastião), que tem queda d'água de 40 m GUILHERME ROSEGUINI
ENVIADO ESPECIAL AO LITORAL

O verão de quem está no litoral não precisa ser só de areia e sal. Uma porção generosa de água doce, misturada a paisagens deslumbrantes, está disponível ao turista que se aventurar por trilhas, às vezes difíceis, mas quase sempre recompensadoras
Berço de grandes rios, a serra do Mar guarda inúmeras cachoeiras e piscinas naturais de beleza singular, que oferecem uma alternativa interessante ao veranista que abrir mão por alguns instantes dos atrativos da água salgada.
Ilhabela é o local mais pródigo em opções de entretenimento em água doce no litoral norte. Nos seus 340 km quadrados, abriga mais de 300 cachoeiras. São Sebastião, Ubatuba, Bertioga e Caraguatatuba também têm ofertas (veja quadro na pág. 4).
Guardadas as pequenas particularidades, a maioria das cachoeiras e rios possuem belezas e perigos semelhantes. Antes de se aventurar atrás desses paraísos naturais, portanto, é importante atentar para algumas dicas.
A maioria das cachoeiras têm acesso complicado. O turista precisa estar disposto a enfrentar trilhas e estradas nada amistosas.
Quando as trilhas são menores, e as estradas, asfaltadas, são as propriedades particulares que podem causar entraves.
Visitas sem autorização a algumas cachoeiras sofrem risco de virar caso de polícia.
Outro fator que pode estragar o passeio dos veranistas são as chuvas. Como a mata fica muito próxima aos rios, a ocorrência de tempestades pode arrastar para as corredeiras pedaços de tronco e outros objetos perigosos.
Além das abruptas variações do tempo, a diversidade da fauna pode causar efeitos desagradáveis.
Borrachudos, mutucas e até jararacas são comuns nessas trilhas.

Texto Anterior: Falsificação: BC prioriza apuração sobre notas de R$ 10

Próximo Texto: Ilhabela oferece mais opções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.