São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE DA FAMÍLIA

Meta é auxiliar na tomada de decisões durante atendimento

Manuais de conduta vão orientar os profissionais

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde começa a distribuir a partir de amanhã manuais de conduta médica e de enfermagem para os profissionais das 15.000 equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) espalhadas pelo país.
Segundo Raul Cutait, presidente da ONG IDS (Instituto para o Desenvolvimento da Saúde), idealizadora do projeto, o objetivo é que as cartilhas auxiliem os profissionais de saúde a tomar decisões durante o atendimento.
O PSF é um programa de atenção básica do ministério que envolve equipes multidisciplinares -com a participação de agentes comunitários de saúde- e atendimento individualizado.
O manual foi desenvolvido nos últimos dois anos por professores da USP (Universidade de São Paulo) e financiado pela Fundação Telefônica, afirma Cutait.

Qualificação
"A preocupação é qualificar e capacitar médicos e enfermeiras, uma vez que a formação deles não é tão generalista."
O lançamento do manual ocorrerá amanhã na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, às 11h. O ministro da Saúde, José Serra, deve comparecer.
De acordo com Cutait, nos manuais são abordados mais de cem temas médicos e mais de 30 da área de enfermagem.
Os temas dos manuais poderão também ser consultados pelos sites do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da AMB (Associação Médica Brasileira).
"Os manuais foram escritos de uma maneira que o profissional possa tomar decisões ágeis. Há informações básicas a respeito de cada doença, sintoma e de como fazer o diagnóstico".

Auxílio
De acordo com Cutait, o manual ajuda o profissional a identificar os problemas que podem ser tratados no PSF e aqueles que devem ser encaminhados a unidades especializadas.
Segundo Cutait, o projeto possibilitou também a ampliação das ações da universidade. "A universidade sai de dentro dos seus muros e passa a participar de um projeto de ensino à distância."
O ministério já começou a entregar 6.385 kits de equipamentos para promover o treinamento à distância dos profissionais do PSF de 3.383 municípios.
São 51.080 móveis, computadores, impressoras, televisões e videocassetes que são parte do Projeto de Informação e Educação à Distância, com custo total de R$ 42 milhões.
Para o Estado de São Paulo foram destinados 549 kits, direcionados a 319 municípios.
O primeiro lote de kits entregue é o que reúne equipamentos de informática.


Texto Anterior: Agenda
Próximo Texto: Ibirapuera: Camelôs do parque criam cooperativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.