São Paulo, quarta, 3 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL
Escolas de samba do Rio vão homenagear os 500 anos da chegada de Cabral ao Brasil
Descobrimento será tema único em 2000

FERNANDA DA ESCÓSSIA
da Sucursal do Rio

No ano 2000, o desfile das principais escolas de samba do Carnaval carioca terá como tema único os 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.
O anúncio foi feito ontem pela Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) e pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).
O tema único só vale para as 14 escolas do Grupo Especial.
No ano passado, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo lançou a mesma idéia para o Carnaval paulista. As 14 escolas que estarão no Grupo Especial em 2000 levarão a história do país ao Sambódromo, cada uma retratando um período.
A Riotur vai antecipar às escolas verbas que serão posteriormente repassadas por patrocinadores. Cada agremiação deverá receber, em média, R$ 500 mil -o total da antecipação será de aproximadamente R$ 14 milhões. Além desse patrocínio, as escolas poderão buscar outros parceiros.
Uma comissão vai estudar como dividir o tema dos 500 anos em subtemas e distribuí-los entre as escolas, para evitar a abordagem de assuntos semelhantes.
A possibilidade de um Carnaval temático vinha sendo discutida há seis meses e foi aprovada como projeto prioritário pela comissão nacional encarregada de elaborar a agenda de comemorações dos 500 anos. Faltava algo de que as escolas não abriam mão: a garantia de patrocínio prévio, com captação feita por órgãos governamentais.
A Riotur, então, se antecipou e fechou o acordo. A empresa municipal vai buscar patrocinadores que aparecerão como parceiros do Carnaval carioca.
O secretário municipal de Turismo, Gérard Bourgeaiseau, disse que, caso não apareçam patrocinadores, a prefeitura bancará a verba para as escolas. "Mas duvido que não haja patrocínio. Não falta gente querendo ter o nome associado ao Carnaval do Rio."
Os patrocinadores terão suas marcas na propaganda do Carnaval e nas quadras das escolas de samba. Durante o desfile, a única propaganda permitida é nas camisas dos empurradores dos carros.
A Riotur e a Liesa informaram que o Carnaval temático se deve apenas à passagem dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Não há planos de repetir a estratégia.

Chico Buarque
Tema do enredo campeão da Mangueira em 98, o compositor Chico Buarque disse que não vai desfilar na escola este ano, porque estará relançando seu livro "Benjamin", em Londres. A Mangueira vai levar para o Sambódromo o enredo "O Século do Samba".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.