São Paulo, domingo, 03 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo do Rio presta auxílio a vítimas da artrite

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa feita com 6.600 vítimas da artrite mostrou que 30% delas retornaram ao mercado de trabalho depois que se associaram ao Gruparj, Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro. Outros 50% retomaram seus trabalhos domésticos, cuidando da casa e dos filhos.
"Pessoas que quase não andavam mais puderam voltar às suas atividades", diz Regina Vasone Prado, fundadora dos grupos de artríticos. "Nenhum paciente é caso perdido."
A palavra reumatismo é usada para designar dores nas juntas e nos músculos que podem podem atingir crianças e adultos. A maioria das enfermidades é de origem auto-imune, provocada pelo próprio sistema de defesa do organismo.
Como não têm cura, os grupos oferecem cursos de auto-ajuda, nos quais se ensina as características das doenças, como lidar com familiares, melhorar a auto-estima e reduzir a depressão.


Mais informações: Grupasp, 0/ xx/11/5574-6438; Gruparj, 0/xx/21/2509-0744

Texto Anterior: Entrevista: "Falta informação sobre reumatismo"
Próximo Texto: Notas: Ambulatório de ortopedia atende a atletas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.