São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Confusão entre "palmeira" e "paineira" quase leva ao chão árvore centenária

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora tenham aparência muito diferente, a confusão entre uma paineira e uma palmeira causou alvoroço ontem, no Planalto Paulista, zona sul paulistana.
O imbróglio aconteceu no condomínio Ville Royale, na alameda Guaicanãs, quando uma empresa contratada pelo empreendimento tentou derrubar uma paineira no terreno, no lugar da palmeira cuja retirada havia sido autorizada pela pasta do Verde e do Meio Ambiente.
A confusão despertou a ira dos vizinhos do condomínio. "É uma belíssima árvore centenária. Não pode ser derrubada", disse o engenheiro José Carlos, que acionou a associação de moradores do bairro e a prefeitura.
A confusão ocorreu um vaivém de licenças:
A Subprefeitura da Vila Mariana diz ter recebido da administradora do condomínio um pedido para cortar algumas árvores de seu terreno, entre elas a paineira.
A autorização saiu, mas era preciso o aval da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, já que aquele é um bairro em área de proteção ambiental. A pasta, porém, negou a permissão para que a paineira fosse derrubada.
Deu autorização para para que outras árvores fossem retiradas do condomínio, entre elas uma palmeira.
O despacho da pasta do Verde chegou à subprefeitura. Na hora da entrega da autorização do corte para a empresa contratada pelo condomínio, no entanto, os funcionários acabaram trocando a palmeira pela paineira, que quase foi ao chão.
"Houve um erro. Provavelmente falta de atenção de um funcionário na hora de escrever a licença. Vamos apurar. Mas não foi intencional", afirmou o subprefeito em exercício Manoel Araujo.


Texto Anterior: Total de áreas desmatadas no Estado cai 30% em um ano
Próximo Texto: Empresas "retalham" asfalto nas ruas de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.