|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Escola top
não precisa de
apostilas, diz
pesquisadora
Para Paula Louzano, colégio de elite pode investir em corpo docente mais qualificado
Doutora em educação por Havard (EUA) afirma que sistema agrega mais
em instituições com
mensalidades mais baixas
DA SUCURSAL DO RIO
Apesar de haver quem defenda que qualquer escola pode se
beneficiar com um sistema de
ensino, a maioria dos especialistas consultados pela Folha
afirma que colégios de elite,
que podem cobrar mensalidades maiores e contratar um
corpo docente altamente qualificado, têm pouco a ganhar
adotando apostilas.
Paula Louzano, doutora em
educação pela Universidade
Harvard (EUA) e autora de estudos sobre o uso de sistemas
de ensino em redes públicas no
Brasil, afirma que a eficácia
desses métodos dependerá do
contexto de cada escola e do
perfil do corpo docente.
"Numa escola em uma cidade pequena e que cobre uma
mensalidade baixa, esse sistema pode agregar muito. Mas,
numa cidade como São Paulo,
há muitas escolas que não precisam desses sistemas para ter
qualidade, pois já têm uma
equipe bem capacitada que não
dependerá de um material estruturado para fazer um bom
trabalho", diz ela.
Guilherme Faiguenboim, diretor do sistema Anglo e presidente da Associação Brasileira
de Sistemas de Ensino, também concorda com a ideia de
que nem todas as escolas podem adotar as apostilas como
método pedagógico.
"Escolas muito boas e muito
caras têm condições de contratar professores que saibam fazer bom uso de sua autonomia.
Colégios muito baratos e com
professores despreparados
também terão dificuldade para
se adaptar. A maioria está nesta
faixa intermediária", afirma.
Como muitos desses sistemas têm atuação também
na rede pública, o tema começa
a despertar atenção de gestores
e especialistas.
A única pesquisa empírica
feita até o momento com base
nos dados do Ideb (indicador
do MEC de qualidade da educação pública) não apontou resultados conclusivos.
O estudo, da Fundação Getulio Vargas, mostrou que municípios que passaram a utilizar
sistemas tiveram, em média,
resultados melhores. No entanto não foi possível atribuir
essa diferença exclusivamente
ao uso do métodos.
Texto Anterior: Professor é mais importante que apostila, diz diretor Próximo Texto: Frase Índice
|